Russian Chinese Japanese Español Français English

Os ativos são fundamentais para a sua organização. Uma Gestão de Ativos feita de forma controlada permite otimizar o equilíbrio entre custo e risco, tomar decisões com base em evidências e produzir valor de acordo com os objetivos estabelecidos.

Asset Management Benefits

A nossa Missão

  • Promover os benefícios da Gestão de Ativos, externa e internamente
  • Recolher comentários e fazer evoluir a disciplina da Gestão de Ativos
  • Alinhar e desenvolver novos produtos para melhorar e expandir a compreensão da Gestão de Ativos

Quem somos nós?

Somos a Comissão Técnica da ISO para os Sistemas de Gestão de Ativos, responsável pelo desenvolvimento das normas da série ISO 55000. Estas normas estabelecem boas práticas na Gestão de Ativos e requisitos para um sistema de gestão. As normas aplicam-se a todos os tipos de ativos e a todas organizações.

TC 251 Team

O que é a Gestão de Ativos?

A Gestão de Ativos coordena as atividades financeira, de operação, de manutenção, de gestão do risco e outras que estejam relacionadas com os ativos, para que a organização produza mais valor a partir dos seus ativos. Esta série de normas internacionais é dirigida à gestão de ativos físicos e intangíveis.

Em que consiste a ISO 55001?

A Norma ISO 55001 estabelece os requisitos para um sistema de gestão para a gestão de ativos.

O sistema de gestão da ISO 55001 proporciona um enquadramento para o estabelecimento de políticas, governança e processos de gestão de ativos que permitem à organização ir ao encontro dos seus objetivos estratégicos. A ISO 55001 utiliza um processo estruturado, eficaz e eficiente que promove a melhoria contínua e a criação continuada de valor através da gestão do custo, do desempenho e do risco associado aos ativos. As Normas ISO 55000 e 55002 complementam a Norma ISO 55001 ao proporcionarem a visão, os princípios e a terminologia (ISO 55000) e as linhas de orientação para a sua aplicação (ISO 55002).

Esta Norma tem o foco na necessidade de um sistema de gestão e por isso não especifica requisitos financeiros, contabilísticos ou técnicos para a gestão de tipos específicos de ativos.

Porque é que a Norma ISO 55001 é importante?

A conformidade com a Norma ISO 55001 promove numa organização uma cultura proactiva de melhoria contínua que impulsiona a eficácia e a eficiência visando a obtenção de mais valor a partir dos seus ativos. Isto reflete o conhecimento mais atual e as melhores práticas de gestão de ativos.

Desenvolver, implementar e incorporar uma filosofia de gestão de ativos com base na Norma ISO 55001 demonstra às partes interessadas (e.g., regulador, clientes, seguradoras) que a organização gere o seu desempenho, os riscos e os custos de uma forma muito eficaz e eficiente.

Reconhecida globalmente, a Norma ISO 55001 proporciona uma linguagem comum às organizações e um contexto credível para a tomada de decisão que promove a consistência nas práticas de gestão de ativos. O alinhamento com outras normas de gestão da ISO, tais como a ISO 9001ISO 14001 e a ISO 31000, permite à organização desenvolver um conjunto coerente de práticas de gestão em todas as vertentes da sua atividade

Principais vantagens da adoção da norma ISO 55001

  • Melhorias de desempenho: a gestão eficaz e eficiente de oportunidades de curto e longo prazo aumenta a sustentabilidade, permitindo à organização atingir ou exceder de forma consistente as expectativas de desempenho e de responsabilidade social das partes interessadas.
  • Melhorias ao nível dos custos: um sistema de gestão de ativos ajuda a melhorar o retorno do investimento e a redução de custos sem prejudicar o desempenho organizacional a curto e a longo prazo. Adicionalmente, reforça o valor dos ativos e incrementa os resultados.
  • Gestão do risco: a revisão contínua de processos, de procedimentos e do desempenho dos ativos permite decisões de gestão informadas que assegurem um balanço custo-risco-desempenho para melhorar a eficiência e a eficácia das organizações.
  • Garantia de crescimento e melhoria do negócio: um sistema robusto de gestão de ativos ajuda na implementação de planos formais, transversais, priorizados e coordenados, com comunicação e compreensão das respetivas metas e compromissos em toda a organização.
  • Tomada de decisão com fiabilidade: a implementação de um sistema de gestão de ativos conduz à tomada de decisão rigorosa e objetiva para o desenvolvimento, coordenação e controlo de atividades relacionadas com os ativos, e assegura o seu alinhamento com os objetivos estratégicos da organização.
  • Aumento da confiança das partes interessadas através da conformidade com a Norma e da melhoria da reputação: a utilização da Norma ISO 55001, com a orientação da ISO 55002, apoia uma política e uma estratégia claras, que mantêm e melhoram continuamente o sistema de gestão de ativos e demonstram o alinhamento com outros sistemas de gestão.

Entre aqui para conhecer exemplos que evidenciam as vantagens da adoção da Norma ISO 55001.

A Norma ISO 55001 é para mim?

Todas organizações de utilização intensiva de ativos, públicas ou privadas, podem beneficiar com a utilização da Norma ISO 55001. Em particular, as organizações que têm o objetivo de incrementar o valor dos seus ativos, ou organizações que assegurem a gestão de ativos que são propriedade do seu cliente, podem alavancar um sistema de gestão de ativos que esteja em conformidade com Normas Internacionais. Como exemplos destas organizações incluem-se:

  • Setores infraestruturais e industriais (energia – produção, transporte e distribuição, serviços de abastecimento de água e serviços de águas residuais, telecomunicações, caminhos de ferro, transportes urbanos…)
  • Serviços públicos apoiados em infraestruturas (aeroportos, hospitais, estradas…)
  • Todos os setores económicos cuja produção ou serviços sejam regulados por entidades governamentais
  • Indústrias de capital intensivo e empresas de grande valor acrescentado (mineração, petroquímicas, fábricas…)
  • Setor imobiliário (residencial, comercial, cultural…)
  • Empresas de serviços (software, consultoria, serviços profissionais…)

Quem deve estar envolvido?

A Gestão de Ativos é um assunto que envolve todos e que engloba conceção e desenvolvimento, gestão de contratos, aquisições, redes de fornecimento, operação, manutenção, marketing, relações públicas, serviços aos clientes, recursos humanos, gestão do risco, controlo de informação, saúde, segurança e ambiente, jurídicos, finanças, propriedade intelectual, entre outros. Um sistema de gestão de ativos proporciona o desenvolvimento de uma relação colaborativa e de envolvimento entre estas disciplinas.

Auditoria segundo a Norma ISO 55001

Precisa de orientações sobre a auditoria segundo a ISO 55001?

Um documento chave que deve consultar é a Norma  ISO 19011:2011 Linhas de orientação para auditorias a sistemas de gestão.
Observe também que a Norma  ISO 17021-5 Avaliação da conformidade – Requisitos para organismos que procedem à auditoria e à certificação de sistemas de gestão realça os requisitos de competências para a auditoria e certificação de sistemas de gestão de ativos.

Saiba mais sobre a Norma ISO 55001

Esforçamo-nos por expandir o conhecimento que já existe sobre Gestão de Ativos. Por favor, entre aqui para mais informação.

Os nossos produtos

ISO 55000:2014
Gestão de ativos – Visão geral, princípios e terminologia

ISO 55001:2014
Gestão de ativos – Sistemas de gestão – Requisitos

ISO 55002:2014
Gestão de ativos – Sistemas de gestão – Linhas de orientação para a aplicação da ISO 55001

Estas normas encontram-se atualmente disponíveis em Inglês, Francês, Chinês, Alemão, Finlandês, Japonês, Persa, Português, Russo, Espanhol e Sueco.

Páginas sobre a ISO

A nossa página em ISO.org

A revista “ISO focus” da ISO

O que é a “certificação” segundo normas de sistemas de gestão

Quem desenvolve as normas ISO?

Quem desenvolve as normas ISO?

TC 251 Member Countries

Uma comissão técnica de especialistas provenientes de diversos setores, designada ISO/TC 251, desenvolveu a Norma e continua a trabalhar na promoção da sua melhoria contínua. Delegações representantes de mais de 30 órgãos nacionais de normalização contribuíram para as normas da série 55000 e muitas partes interessadas, em que se encontram institutos, conselhos de gestão e associações dedicados à gestão de ativos, continuam a dar os seus contributos.

Em que é que a TC 251 está a trabalhar?

A Gestão de Ativos é uma área de conhecimento que tende a evoluir rapidamente e a TC 251 está a recolher comentários sobre o tema e a melhorar e a alargar a série ISO 5500x das normas. Saiba mais  aqui.

Torne-se um membro da TC 251

Encorajam‑se todos os especialistas em gestão de ativos a aderir ao nosso grupo para partilharem a sua experiência e ajudarem a conceber futuras normas.

Contacte o organismo de normalização do seu país que o orientará nesse processo.