Quem somos nós?

O ISO/TC 309 Governance of Organizations foi formalizado em setembro de 2016 para abordar “a normalização nas áreas da governação relacionadas com os aspetos da direção, controlo e responsabilização das organizações”.

O que é que queremos alcançar?

As mudanças no ambiente organizacional global e nas expectativas da sociedade em geral resultaram na necessidade de desenvolver um entendimento internacional de como deve ser a boa governação das organizações. Estas mudanças contextuais estão a ocorrer a um nível global e, portanto, esse entendimento requer uma perspetiva baseada num consenso global.

Há também um reconhecimento crescente de que “governação” é diferente de “gestão”. O ISO / TC 309 produzirá documentos relativos à governação, no sentido de dirigir uma organização, bem como documentos relacionados com as ferramentas de controle de uma organização, como programas de comunicação de irregularidades, de cumprimento e anti-corrupção.

Desta forma, este TC produzirá Normas Internacionais globalmente relevantes que podem ser usadas em qualquer lugar, relacionadas com:

  • Governação e sistemas de governação; e
  • Gestão e sistemas de gestão.

As nossas Normas

O TC309 é responsável pelas normas de:

  • Governance of Organizations - Guidance- ISO 37300  (publicada em 14 de setembro de 2021)
  • Compliance Management Systems - ISO 37301, publicada em 13 de abril de 2021
  • Anti-bribery Management Systems - ISO 37001, publicada em 2016
  • Whistleblowing Management Systems - ISO 37002 (publicada em 26 de julho de 2021)
  • Guidelines for Efficiency Measurement - ISO 37007 (em desenvolvimento desde fevereiro de 2021).

Os nossos membros

O nosso crescente número de membros reflete o interesse cada vez maior na governação como uma disciplina distinta. Também temos o prazer de envolver uma série de organizações externas importantes de ligação com o nosso trabalho, incluindo ACCA, EBRD, ecoDa, FIEC, IFC, ISACA, OECD e The CQI.

Governação das TI

As normas relativas à governação das Tecnologias de Informação estão sob a responsabilidade de um comité distinto ISO/IEC JTC 1/SC 40

EN | SP | CN | Bahasa Malaysia 

Quer estar envolvido?

As normas são desenvolvidas pelas pessoas que precisam delas - isso pode significar você. Os comités técnicos incluem especialistas de normas e da indústria e estes especialistas são indicados pelos organismos membros da ISO. Se quiser participar no desenvolvimento de futuras normas na sua área, contacte com seu organismo de normalização nacional.

Contacto

Para obter mais informações sobre o trabalho do TC309, entre em contacto com o Committee Manager, Mike Henigan.